Qual a diferença entre cosméticos e cosmecêuticos?

Diferença entre cosméticos e cosmecêuticos

É só falar em beleza e qualquer pessoa tem uma “receitinha caseira”, uma indicação incrível ou uma solução infalível. Cara ou barata, caseira ou não, todo mundo tem suas preferências por alguns dos milhares de produtos disponíveis no mercado. Porém, com a gama de opções e os constantes debates sobre o impacto da composição desses produtos em nossa saúde, é preciso saber que existem dois tipos básicos de produtos de beleza: cosméticos e cosmecêuticos.

Qual a diferença entre eles?

Os cosméticos são produtos que atuam superficialmente apenas na primeira camada da pele (epiderme), com formulações básicas que não têm capacidade de mudar as condições estruturais da pele. Eles são voltados apenas para higienização e embelezamento e, por isso, são raramente recomendados por dermatologistas ou esteticistas. Maquiagens, xampus, condicionadores, perfumes, sabonetes e desodorantes são alguns exemplos.

Já os cosmecêuticos são a união entre cosméticos e produtos farmacêuticos, com uma formulação que contém uma poderosa combinação de ativos que realmente melhoram a condição e saúde da pele. Essa nova geração de produtos, que surgiu no início da década de 80, passa por estudos científicos e testes de laboratórios e, normalmente, apresentam soluções para redução de sinais, acne, rejuvenescimento, proteção ao sol, etc. Eles são capazes de corrigir danos na pele, repor elementos perdidos com o envelhecimento (como o ácido hialurônico) e têm função preventiva.

Mas então os cosmecêuticos são melhores?

Não exatamente. Na verdade, o que deve ser levado em conta é o objetivo final da compra do produto. Se for apenas embelezamento ou limpeza, muitos cosméticos atendem bem essa demanda com valores acessíveis. Para tratamento, os cosmecêuticos podem ter um papel mais importante, apesar de custarem um investimento maior na maioria das vezes. Mas o que vale mesmo é contar com a ajuda de um profissional dermatologista ou esteticista para te auxiliar na escolha.

A Blant Cosméticos agora é também Blant Cosmecêuticos e atua em um novo segmento de mercado buscando sempre a excelência em oferecer produtos de qualidade e eficácia comprovada. Nosso primeiro lançamento é o LipVolume Hialurônico, o primeiro gloss regenerador labial que nutre, hidrata, intensifica a cor dos lábios e ativa a circulação sanguínea dos lábios, proporcionando efeito de volume de forma não invasiva, com eficácia comprovada. O produto não possui parabenos, silicone, fragrância ou petrolato e, assim como os outros produtos da marca, não é testado em animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *