Você sabia que a cutícula mal cuidada é uma porta aberta para contrair vírus, fungos e bactérias?

Você tem o hábito de tirar as cutículas na hora de fazer as unhas? Muitas mulheres fazem o mesmo, mas o que elas não sabem é que aquela pele fininha tem uma função protetora. Ao retirar toda a pele e, principalmente, caso haja algum corte, aquela área passa a ser uma porta aberta para vírus, fungos e bactérias. O resultado disso pode ser doenças, infecções, micoses e até mesmo alterações no formato e na cor da unha. Ah, e nisso incluímos as unhas das mãos e dos pés também. Por estarem em contato com o chão, as cutículas dos pés ficam mais expostas a sujeiras e agentes externos, aumentando o risco de contaminação.

No momento atual é ainda mais importante cuidar da saúde. Como acabamos de ver, cortes nas cutículas facilitam a contaminação com vírus. É por isso que agora, com a pandemia do Corona Vírus, é recomendado retirar apenas o excesso de cutículas. Isso porque ao tirá-la com o uso de alicates, você corre o risco de se machucar. Mas se ainda assim desejar utilizar algum instrumento cortante, lembre-se sempre de realizar a correta esterilização.

Agora vamos entender melhor sobre a importância das cutículas. Vamos lá?

QUAL É A FUNÇÃO DA CUTÍCULA?

Ela é responsável por proteger a matriz ungueal, que é aquela parte mais esbranquiçada das unhas, próxima da raiz. E ao mantê-la bem cuidada e hidratada ela trará diversos benefícios, como: acabar com as pelinhas, a manutenção do esmalte fica mais prática, e o melhor, você fica livre de ondulações e manchas brancas. Ao deixar de lado os cuidados com elas podemos ter diversas consequências, como: distrofias (deformação), estrias e descolamentos causados por traumas na região.

Alguns hábitos prejudicam ainda mais as cutículas. Conheça alguns deles:

O QUE NÃO FAZER?

Esquecer da hidratação – É exatamente a falta de hidratação que faz as cutículas ficarem ressecadas e começarem a levantar ao redor das unhas. Pra evitar isso hidrate todos os dias, de preferência a noite antes de dormir para o creme agir por muitas horas. Principalmente agora com o constante uso do álcool em gel que resseca ainda mais as cutículas, a hidratação merece atenção especial.

Arrancar as “pelinhas” – não é recomendado arrancar as pelinhas com a boca. Isso porque você pode causar uma ferida e contaminar o local com saliva ou germes presentes na mão. O ideal é, caso aconteça, utilizar um alicate esterilizado e cortar na base rente ao dedo e intensificar a hidratação.

Usar produtos de limpeza sem luva – Se você lava a louça ou realiza outras tarefas em casa sem o auxílio de luvas de borracha, a pele da região em volta das unhas pode ficar ressecada, devido as fórmulas de alguns produtos de limpeza que causam irritação na pele.

Utilizar Acetona – a acetona retira o óleo natural da pele, deixando as cutículas ressecadas. Nossa dica é usar removedores sem acetona, como o nosso Removedor de Esmalte 4×1, o Removedor de Esmalte 8×1 vegano ou a nossa Esponja Removedora 4X1, que é super prática.

COMO CUIDAR DAS CUTÍCULAS?

Separamos duas dicas de produtos para cuidar delas. Isso vale para o ano inteiro, mas agora com a chegada do tempinho mais frio esse cuidado tem que ser redobrado, viu? As baixas temperaturas, o ar seco, os banhos mais quentes e beber menos água são fatores que favorecem bastante o ressecamento das unhas e cutículas, e exigem ainda mais hidratação que em períodos normais.

Pra isso recomendamos utilizar o nosso Removedor de Cutículas.
Promove o amolecimento;
Favorece a remoção de cutículas secas e da pele morta que cresce de forma indesejada nas unhas;
O uso regular, evita excessos de cutículas antes do seu crescimento.

Também é importante mantê-las sempre hidratadas, pois com o tempo elas começam a ficar mais finas. Pra isso você pode usar o nosso Creme Nutritivo 6×1.
Possui 6 ativos naturais e uma alta concentração de proteínas vegetais que proporcionam cutículas perfeitas.

Conta pra gente aqui nos comentários e lá no Instagram quais são os seus cuidados com as cutículas. Vamos adorar saber!


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Se cadastre na nossa newsletter e receba sempre em primeira mão as novidades da Blant, e fique sempre com as unhas bem cuidadas.

ENVIAR AGORA